O Bar do Lado orientalizou, mas abriu mão do arigatô. Explica-se: a dupla que cuida da gastronomia no Marina All Suites (onde fica o espaço) – a chef Lydia Gonzalez e o mixologista Tai Barbin, dois talentos! – imprimiu toque orientais no cardápio, enveredando pelo colorido típico do Sudeste Asiático, sem esbarrar no lugar comum da culinária japa. Bom, até existe um sushi bar externo que interage com o público, os combinados estão mantidos e rola uma referência nipônica aqui e ali, mas no fundo predomina mesmo o clima de multiculturalismo, com inspirações malaias, vietnamitas, tailandesas, chinesas e indochinesas. Assim, o resultado mantém a atmosfera de bar de rua, mas o todo fica muito mais divertido, a começar pelo visual do local. Nesta repaginação, as almofadas trazem mix de estampas da bamba Lilly Kessler e até as antigas mesas em laranja flúor deram vez a um azul anil, que também toma conta do visual do cardápio e foge completamente do padrão básico “preto, branco & uma cor quente” que costuma marcar esse tipo de empreendimento.
“Quisemos dar cara nova e mexer no conteúdo, trazendo belisquetes que têm a ver com aquele clima de bar carioca, de point, mas nessa nova pegada. Temos até umas opções de comidinhas para quem chega na noite precisando dar uma forrada no estômago, mas nessa levada oriental”, conta Lydia na hora de apresentar os camarões com curry vermelho e leite de coco, servido com arroz basmati, prato tão simples quanto comida de boteco e igualmente delicioso.
Na beca e animadíssimo com a nova empreitada, Tai Barbin – um ás na hora de bolar drinks altamente refrescantes, com toque adocicado e ao mesmo tempo levíssimo (um perigo! Por isso mesmo pegam; se beber, não dirija…) – completa o raciocínio de Lydia: “A ideia é respeitar essa coisa tão carioca do encontro no bar, da calçada cheia no final de semana, das mesas próximas da rua, mas trazer a culinária oriental. O conceito de beliscar tem tudo a ver com as comidinhas em porções que os asiáticos tanto amam”, revela o paulista criado no Sul, mas que é globetrotter: já morou da Escócia à Brisbane, na Austrália.

O mixologista Tai Barbin: o moço fez sucesso com sua bow tie na apresentação do novo cardápio do Bar do Lado (Foto: Alexandre Schnabl)
Bom, e as comidas? Vão bem, obrigado! Por exemplo: nessa onda de comida de bar os tuna furai saem na frente. Obviamente feitos com atum, são frituras que substituem perfeitamente os batidérrimos bolinhos de bacalhau e é impossível não repetir, assim como as bolinhas de queijo de cabra com mel de wassabi, candidatas a se tornar um vício.

Quando o Nordeste encontra o Oriente: tartar de salmão no biju de tapioca (Foto: Rodrigo Azevedo / Divulgação)
Mas, para quem prefere manter o projeto verão inclusive no badalo, valem o carpaccio de angus e os sashimis de salmão que levam sal grosso e uma pipoquinha em cima. Bobagem deliciosa que é uma graça de se ver. Ou ainda os rolinhos de vegetais servidos com molho acridoce. E, para entrar na vibe de “Anna e o Rei do Sião” sem perder o élan, vale o rendang na folha, onde quadradinhos de alface romana são com frango picadinho, amendoim e temperos malaios como o Nuoc Mam – molho de peixe.

Bifum: classicão da gastronomia oriental repaginado pela chef Lydia Gonzalez (Foto: Rodrigo Azevedo / Divulgação)
E, dentre os pratos criados para segurar a larica, o menu oferece gostosuras como a meia porção de wonton de camarão com molho de ostras e saquê e o filezinho oriental com cogumelos, chips de batata doce e togarashi.
Para fechar, Lydia recomenda sobremesas como o shot de brigadeiro de wassabi; sorvete de baunilha com chá verde e crocante de arroz; e a banana flambada no saquê com sorvete de coco, finalizado com coco queimado e crispy de gengibre.
Serviço
Bar do Lado – Av. Bartolomeu Mitre 15, Leblon.
Telefone: (21) 2172-1120 (50 lugares)
Horário: Segunda a quinta, das 17h às 2h; Sexta, das 17h às 4h; Sábado, das 16h às 4h; Domingo, das 16h a 1h.
C.c: todos. C. d.: todos.
www.marinaallsuites.com.br/allsuites/portugues/info-bdl.asp
Your tips is rather unique