Ao que tudo indica, o Rio volta definitivamente ao calendário de lançamentos de moda. Dos dias 11 a 14 de maio, o Veste Rio tomou conta da Marina da Glória para apresentar as novidades que chegam às vitrines a partir de meados de julho. Durante três dias do evento, ÁS circulou pelos estandes do salão de negócios em busca daqueles highlights que vão marcar o próximo verão 2017. Confira abaixo aquilo que não vai poder faltar no seu guardarroupa:

Verão 2017 do Veste Rio: confirmação nas coleções comerciais daquilo que se viu nas passarelas durante as semanas de moda (Foto: Zeca Santos)
1) Brasilidade: rendas, laisies, acabamentos artesanais, brancos e off-whites são tendência importante, não apenas pela aparência natural, bem de acordo com as altas temperaturas, mas também como resgate de um país combalido pelas peripécias político-econômicas. É hora de virada e, ainda por cima, vem aí as Olimpíadas do Rio…

Helô Rocha aposta no Nordeste como fetiche para sua moda descolada, perfeita para uma legião de fãs da estilista. No desfile da grife na SPFW, em abril, rolou até baião na trilha sonora (Foto: Zeca Santos)
2) Efeito de patchwork: prints com recortes evocam o visual colcha de retalhos, desde o casual, até a moda festa. O céu é o limite!

Sandro Barros investe no patchowork de dourados e tonalidades déco como forma de renovar os vestidos para a noite (Foto: Zeca Santos)

Decorando o espaço do evento, até o block letter do Rio trazia enormes caracteres em madeira com os devidos recortes. É a moda inspirando o merchandising visual (Foto: Zeca Santos)
3) Verão étnico: bem verdade que o tema vai e volta e, nas duas últimas temporadas, andou pegando forte. E, pelo seu mix de colorido, texturas e estampas, continua pegando forte na primavera. Para incorporar a brejeirice…

A Blue Man opta pela interpretação da arquitetura típica de São Luis (MA) nas suas divertidas estampas, misturando flores, azulejos e até as janelas das casinhas do bairro antigo (Foto: Zeca Santos)

Quem ainda aguenta? Bom, franjas vieram para ficar! Em jaquetas e acessórios, elas continuam dando sinal de que ainda deve levar um tempo para que o desgaste seja superior ao desejo de consumo (Foto: Zeca Santos)
4) Listras e poás: quando as coisas estão difíceis, melhor cair de amores por grafismos mais neutros, daqueles que aqueles que sempre fazem sucesso.

Depois de deixar o público extasiado com um desfile impecável na FAAP, durante a SPFW, Reinaldo Lourenço trouxe para as araras do Veste Rio a mesma coleção vista nas passarelas, uma das melhores da temporada (Foto: Zeca Santos)
5) Bolsas de palha em cores fortes: volta e meia, acessórios em gamas intensas emateriais rústicos dominam a paisagem de verão. Ao que tudo indica, 2017 será mais uma estação na qual será possível encontrar aos borbotões itens neste mix

Maxi bolsas em palha verde, rosa e amarelo vivo se destacaram nas prateleiras do Veste Rio Foto: Zeca Santos)
6) Laçada: ela já está na moda neste inverno imprimindo atmosfera aristocrática. Sim, a chemise branca arrematada com laço é vedete nas principais coleções. Neste próximo verão, a peça continua, mas com toques mais brejeiros.

Uma camisa branca, um laço e acabamentos naturais: receita infalível para o segundo semestre (Foto: Zeca Santos)
7) Patches: aplicações termocolantes ou costuradas, com o jeitão assumido de apliques, decoram itens das mais diferentes coleções, reciclando uma moda que foi destaque nos anos 1990!

A estilista Luana Leão, da Anne Fernandes, mostra uma camisa com aplicação de flores: “Patches são importantes, mais ainda não pegaram”, afirma (Foto: Zeca Santos)
8) Acessórios artsy: grafite e pinceladas estão na ordem do dia. Para personalizar o look e conferir a devida originalidade, efeitos provenientes do universo das artes plásticas decoram mochilas, calçados e bijoux, em sintonia com os apliques que marcam o verão 2017
9) Florais tropicais: já dizia Gilberto Gil: “O Havaí é aqui”. Hibiscos e bromélias naquele estilo das bermudas de surfista se mostram a onipresença número um da temporada. Hora de se entregar ao exotismo dos Mares do Sul.

Camisa de turista em férias: na vibe do espírito balneário que contagia as marcas. Acredite, você vai usar uma delas na estação mais quente do ano! (Foto: Zeca Santos)
10) Maxi bijoux: esqueça aqueles brincos tímidos, com cara da sua tia avó. O minimalismo noventinha do verão pede colares e brincos poderosos, daqueles que arrematam o visual e conferem personalidade a quem os veste.
10) Maxi bijoux: esqueça aqueles brincos tímidos, com cara da sua tia avó. O minimalismo noventinha do verão 2017 pede colares e brincos poderosos, daqueles que arrematam o visual e conferem personalidade a quem os veste.
Em tempo: como resistir a uma coleção da Blue Man que traz um indefectível Pablo Morais como modelo, com seu abdômen-tanquinho após uma segunda fase inteira vestido como caboclo em “Velho Chico“. Covardia, hein, Sharon Azulay…
A estilista de anne fernandes é liana leao e não luana!😆