O Rio dá uma trégua nos esportes e cai de cabeça em dois eventos que são verdadeiras pérolas da urbe: o ArtRio, que começa nesta quinta-feira (29/9) sua 6ª edição no Píer Mauá e vai até o domingo (2/10), e o Joia Brasil, mostra tradicional de joalheria que começou no Fashion Rio, migrou para o Fashion Business e há um ano foi incorporado pela mais importante feira de arte do país.

joia-brasil-2016-nelusha-final

(Foto: Divulgação)

Agora, nesta segunda edição in loco (e em sua 17ª rodada de vida), o Joia Brasil apresenta criações dos jewel designers trazendo duas novidades: geograficamente ambientado dentro do IDAFeira de Design do Rio, novo braço do ArtRio que acontece no Armazém 4 –, com peças que podem ser compradas pelos visitantes. “Hoje não dá para perder nenhuma oportunidade de venda, o mercado precisa girar”, conta Ana Clara Tenenbaum, ex-Hermann, forever joia rara.

joia-brasil-2016-mercedes-herrera-final

(Foto: Divulgação)

Esta edição caprichou nos expositores e traz uma turma variada e bacanuda, que expõe seus trabalhos em 11 vitrines. São 16 expoentes que lapidaram sua arte ao longo dos anos,  entre novatos e  veteranos na mostra: A. Costa Atelier, Atelier Mourão, Carla Buaiz, Cris Porto Joias, Francisca Bastos, Gabi Niskier, Isabella Escudero, KRM Joias by Katia Mugget, Lucia Lima e Morena Lima, Mercedes Herrera, Nelusha Araujo, VOA, e Yara Figueiredo.

Confira abaixo o trabalho de alguns expositores:

joia-brasil-2016-katia-mugget-final

Com 20 anos de mercado KRM Joias, de Kátia Mugget, prima pelas formas limpas e investe em ródios negros e brancos, e na inspiração praiano-tropicalista (Foto: Divulgação)

joia-brasil-2016-atelier-mourao-final

O Atelier Mourão, fundado pelo bamba Caio Mourão e hoje comandada pela filha Paula, apresenta o seu trabalho e o de mais dois talentos da nova geração forjados em sua escola de joalheria: J. P. Velhaco – assistente e ainda aluno do espaço – e da carioca Bruna Torres (com sua Amora Creative Jewellry). Vale conferir! (Foto: Divulgação)

joia-brasil-2016-lucia-lima-final

Hoje criando ao lado da filha Morena, a baiana Lucia Lima representa a ponte entre Salvador e a Cidade Maravilha e tem como tônica um trabalho que privilegia o sincretismo religioso, mas que segue muito além do étnico. Seus berloques de figas, máscaras africanas e peixes em metal inspirados no artesanato típico das escravas setecentistas provam que existe mais luxo nas Minas do Rei Salomão do que supõe a vã filosofia dos apreciadores de joias mais comportadas. No caso de Lucia, batuque na cozinha é o que a sinhá fashionista mais quer! (Foto: Divulgação)

joia-brasil-2016-carla-buaiz-final

A capixaba Carla Buaiz oferece duas linhas completamente diferentes, mas que têm em comum sua forte identidade: “Moviment”, que vai no reboque dos Jogos Olímpicos e “Bossa Nova”, que evoca a efervescência cultural do Rio no final dos anos 1950 (Foto: Divulgação)

joia-brasil-2016-nelusha-2-final

O trabalho de Nelusha Araújo e caso de casamento com comunhão de bens. Seu prazer pelo design de joias comunga com a paixão do marido gemólogo pelas pedras preciosas. O resultado, possivelmente fruto dess casamento rico em troca de experiências, pode ser conferido na nova coleção UMBRA (Foto: Divulgação)

joia-brasil-2016-isabela-escudero-final

Formada em Desenho Industrial pela PUC, Isabella Escudero traz sua paixão pela formas limpas, traços finos e curvas sinuosas para sua criação. A plasticidade de suas peças impressiona e a moça se esbalda nos jogos entre côncavo e convexo e cheio e vazio, fosco e polido. (Foto: Divulgação)

Macro Fotografia de Joias

Com 30 anos de estrada, Francisca Basto tem pelo menos duas marcas fortes: o uso luxuoso das gemas e um classicismo exótico-orgânico de deixar naturalista de queixo caído. Agora ela vem com a coleção “Nuances”, repleta de águas-marinhas e topázios azuis que refletem o céu e mar do Rio (Foto: Macro Fotografia de Joias / Divulgação)

Serviço:

Data: 29 de setembro a 02 de outubro (quinta-feira a domingo)

Horários: de quinta a sábado das 13h às 20h, domingo das 13h às 19h

Preview para convidados – 28 de setembro (quarta-feira)

Venda de ingressos: http://www.compreingressos.com/ e bilheteria do local

Preço: R$ 30 / R$ 15

Local: Píer Mauá – Av. Rodrigues Alves 10 – RJ – Entrada entre os armazéns 1 e 2

Não há estacionamento nem serviço de valet no local

Estacionamentos próximos: RB1 e Estacionamento Cinelândia (não conveniados com o evento)

VLT – estações mais próximas: Parada dos Navios e Parada dos Museus

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.