A pipa do Piu-Piu ainda sobe! Warner Bros. Consumer Products celebra os 90 anos do passarinho dos cartoons de forma inusitada, no Brasil durante o carnaval, né? A Looney Tunes estreia novos murais do personagem em diferentes regiões do país, durante a folia, trazendo destaque aos artistas brasileiros Dolores Esos e Bigod O Sapo. A curadoria é de Marcelo Eco.

“É uma grande honra participar do projeto; é como se eu convidasse amigos para fazer uma festa”rasga confete Marcelo. “Cada artista vem de uma parte de um país tão diverso, cultural e com tanta bagagem. Pensei muito em artistas que desenvolvem personagens, considerando o universo da animação, e que têm seus personagens característicos. Eles poderiam retratar o Piu-Piu da mesma forma que reproduzem seus personagens”.

Ao todo, vão ser 80 murais temáticos ao redor do mundo, e cinco deles no Brasil, inaugurados agora, com os dois primeiros já prontos. Os pontos escolhidos por aqui foram estratégicos: o mural de Dolores Esos fica próximo ao Pão de Açúcar, integrando a personalidade do Piu-Piu à atmosfera festiva do carnaval carioca através cores vivas e ícones da cidade. Já arte de Bigod O Sapo fia próxima da emblemática Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, em Salvador, um grande símbolo da Bahia.

“Lembro que, quando ia à academia de capoeira, algo muito comum aqui na Bahia, voltava para casa pensando em assistir os desenhos dos Looney Tunes“, entrega Bigod. “Assim, surgiu a ideia de fazer a pintura com Piu-Piu vestido de abadá, com uma representação das raízes de Salvador – algo que representa a fusão da nossa cultura tradicional, com a capoeira, paralisando a cidade. É um universo cheio de cores que fala demais sobre o nosso jeito de ser e viver aqui.”

Quer ver as artes de perto? Então anota os endereços:
Av. São Sebastião, 2 – Urca, Rio de Janeiro – RJ, 22291-070
R. Teodósio Rodrigues de Faria, 60 — Bonfim – Salvador – BA, 40415-430
*Por Ana Beatriz Lyra
Foto destaque: que gracinha o Piu-Piu praticando capoeira, gente! Divulgação/Ed Santos/360 mais.
Deixe seu comentário